Viva o Recife Antigo
Entre os dias 25 e 28 de agosto, a Secretaria de Turismo do Recife promove o projeto Viva o Recife Antigo. Confira a programação semanal.
Quinta-feira, 25/08:19h30 - Apresentações de Dança de Salão com Andréa Carvalho e convidados
20h30 - Orquestra Travassos
21h30 - Orquestra Metais – regente maestro Lima Neto
Sexta-feira, 26/08:20h - DJ Dolores
21h30 - Siba
22h30 – Isaar
Sábado, 27/08:19h - Orquestra de frevo
20h30 - Nono Germano
21h30 - Claudionor Germano
Domingo, 28/08:15h – ‘Caminhada Viva o Recife Antigo’ com saída da Praça do Arsenal da Marinha
16h - 1ª parte: Brinquedoteca, jogos criativos, show de talentos mirins, colagem e pintura.
17h30 - 2ª parte: Apresentação do espetáculo “Alice no País das Maravilhas”.
E no início de setembro chega a MIMO. 0/
Viva os mestres Gonzagão, Capiba, Chico Science e todos aqueles que transformaram o estado num dos maiores celeiros culturais do Mundo.Viva Pernambuco, terra do frevo, do maracatu, do forró, do manguebeat, de um dos melhores carnavais do mundo,a terra que é de fato multicultural!!!!
Pesquisar este blog
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Manguebeat (também grafado como manguebit ou mangue beat) é um movimento musical que surgiu no Brasil na década de 90 em Recife que mistura ritmos regionais, como o maracatu, com rock, hip hop, funk e música eletrônica.
Apesar de ter sido inventado já na década de 1970 pelo guitarrista Robertinho de Recife com os álbuns "Jardim da Infância" (1977), "Robertinho no Passo" (1978) e "E Agora pra Vocês... Suingues Tropicais" (1979), o Manguebeat tem como ícone o músico Chico Science, ex-vocalista, já falecido, da banda Chico Science e Nação Zumbi, idealizador do rótulo mangue e principal divulgador das idéias, ritmos e contestações do Manguebeat. Outro grande responsável pelo crescimento desse movimento foi Fred 04, vocalista da banda Mundo Livre S/A e autor do primeiro manifesto do Mangue de 1992, intitulado "Caranguejos com cérebro".
O objetivo do movimento surgiu de uma metáfora idealizada por Zero Quatro, ao trabalhar em vídeos ecológicos. Como o mangue é o ecossistema biologicamente mais rico do planeta, o Manguebeat precisava formar uma cena musical tão rica e diversificada como os manguezais. Devido a principal bandeira do mangue ser a diversidade, a agitação na música contaminou outras formas de expressão culturais como o cinema, a moda e as artes plásticas. O Manguebeat influenciou muitas bandas de Pernambuco e doBrasil, sendo o principal motor para Recife voltar a ser um centro musical, e permanecer com esse título até hoje.
Com o surgimento de várias bandas no cenário recifense, gravadoras como Sony, Virgin e outras famosas, deram início a uma contratação de bandas que se incluíam nesse cenário Mangue.
Notáveis bandas do gênero manguebeat incluem Mundo Livre S/A, Chico Science & Nação Zumbi,Sheik Tosado, Mestre Ambrósio, Eddie, Via Sat,
Maracatu Atômico.
Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Como a maioria das manifestações populares do Brasil, é uma mistura das culturasindígena, africana e européia. Surgiu em meados do século XVIII.
No bico do beija-flor, beija-flor, beija-flor
Toda fauna-flora agora grita de amor
Quem segura o porta-estandarte
Tem a arte, tem a arte
E aqui passa com raça eletrônico maracatu atômico...
Os Maracatus mais antigos do Carnaval do Recife, também conhecidos como Maracatu de Baque Virado ou Maracatu Nação, nasceram da tradição do Rei do Congo, . A notícia mais remota até há pouco conhecida sobre a instituição do Rei do Congo, em Pernambuco, data de 1711, em Olinda[1], e fala de uma instituição que compreendia um setor administrativo e outra, festivo, com teatro, música e dança. A parte falada foi sendo eliminada lentamente, resultando em música e dança próprias para homenagear a coroação do rei Congo.
No livro de Cezar Guerra Peixe chamado "Maracatus do Recife" publicado em 1955 diz que "A mais antiga notícia certa do nosso conhecimento é a do Padre Lino do Monte Carmelo Luna, que aponta o Maracatu em 1867, segundo uma transcrição de René Ribeiro [2]."
Antes disso não há publicações conhecidas a cerca do Maracatu em si, apenas registros sobre as Coroações dos Reis Congo cuja referência mais antiga data de 1674.
Parece que a palavra "maracatu" primeiro designou um instrumento de percussão e, só depois, a dança realizada ao som desse instrumento. Os cronistas portugueses chamavam aos "infiéis" de nação, nome que acabou sendo assumido pelo colonizado. Os próprios negros passaram a autodenominar de nações a seus agrupamentos tribais.e seus antepasados nos seus estandartes escrevem CCMM (Clube Carnavalesco Misto Maracatu).
Mário de Andrade, no capítulo Maracatu de seu livro Danças Dramáticas do Brasil II, elenca diversas possibilidades de origem da palavramaracatu, entre elas uma provável origem americana: maracá= instrumento ameríndio de percussão; catu= bom, bonito em tupi; marã= guerra, confusão; marãcàtú, e depois maràcàtú valendo como guerra bonita, isto é, reunindo o sentido festivo e o sentido guerreiro no mesmo termo. Mario de Andrade no mesmo texto deixa claro que enumerava os vários significados da palavra "sem a mínima pretensão a ter resolvido o problema. Simples divagação etimológica pros sabedores...divagarem mais." No entanto, sua origem e história não é certa, pois alguns autores ressaltam que o maracatu nasceu nos terreiros de candomblé, quando os escravos reconstituíam a coroação do reis doCongo. Com o advento da Abolição da escravatura, este ritual ganhou as ruas, tornando-se um folguedo carnavalesco e folclórico.
Toda fauna-flora agora grita de amor
Quem segura o porta-estandarte
Tem a arte, tem a arte
E aqui passa com raça eletrônico maracatu atômico...
Leão do Norte.
Pernambuco, considerado o Leão do Norte pela força e coragem de seus moradores, foi durante muito tempo o Estado que mais lutou pelo fim das injustiças sociais. A Revolução Pernambucana de 1817 foi um marco na história da busca pela liberdade em Pernambuco e no Brasil. A história de lutas começa ainda no século 16, mas foi durante muito tempo esquecida.
*** Eu sou mameluco, sou de Casa Forte, sou de Pernambuco eu sou o leão do Norte!! ***
A.C//L.A
*** Eu sou mameluco, sou de Casa Forte, sou de Pernambuco eu sou o leão do Norte!! ***
A.C//L.A
Assinar:
Postagens (Atom)